

Associação para Inclusão e Desenvolvimento das Pessoas com Deficiência
OFICINAS ARTÍSTICAS EDUCATIVAS – PSICOMOTORAS INTEGRADAS
Acolher todo o indivíduo independente das diferenças, eliminando o preconceito existente
As OFICINAS ARTÍSTICAS EDUCATIVAS PSICOMOTORAS INTEGRADAS buscam estimular, a convivência e as possibilidades de “estar no mundo”. É o momento de experimentação e práticas artísticas que suscitem à aproximação das sensações e sentimentos que o corpo produz.
Por meio de diversos materiais e de diferentes linguagens artísticas as oficinas promovem além da convivência, a troca, o equilíbrio emocional, o respeito mútuo, disciplina, expressões de cortesia, trabalho em grupo e solidariedade, visando à coordenação motora, percepção, equilíbrio, memória, capacidade de compreensão e a autonomia e assim afirmam as potencialidades de cada aluno ao possibilitar que todos experimentassem e (re)inventassem modos de produção de vida, bem como desenvolvessem estratégias para lidar com as dificuldades cotidianas.
O movimento é mais que uma atividade motora. Corpo e cérebro interagem intensamente. As alterações sensório-motoras são o resultante da falta de integração funcional. O desenvolvimento integral do aluno e sua funcionabilidade é o foco da educação condutiva, que objetiva o mover-se, oferecendo atividades que promovam à intenção própria que é a força de vontade, o despertar em cada um a determinação de aprender. Com essa determinação de aprender motiva-se um aluno autoconfiante para aprender e encontrar respostas criativas para a necessidade da vida cotidiana.
As orientações são conduzidas por profissionais qualificados no atendimento a pessoas com deficiência.
Os aspectos motor e cognitivo devem ser estimulados e andam juntos, podendo crescer, evoluir e desenvolver outras áreas também importantes para sua independência. A busca por essa independência está em nossa essência, acreditando e estimulando o potencial de cada aluno.
Os grupos de oficinas são pequenos para que possamos manter a atenção necessária a cada aluno e também trabalhar o grupo para que se sintam motivados e envolvidos!
Aqui na nova Transformar , as oficinas são interativas e envolvem a atenção do aluno o tempo todo, fazendo com que ele seja parte atuante da atividade e do aprendizado. O aluno aprende, participa, se envolve, se comunica e desenvolve suas habilidades! Melhora a interação social e a independência.
Trabalhamos com sala de até 10 alunos, organizada de modo a respeitar as necessidades individuais e os interesses de cada aluno.
Oficina de Dança
A proposta da oficina é o "pensar com o corpo". E como fazer isso se não através do próprio movimento? Trata-se de permitir, conhecer e escutar o próprio corpo a partir da exploração dos repertórios específicos e qualidades de movimento de cada um e de acordo com suas possibilidades e desejos buscando uma forma autônoma e criativa de dançar. Acessar, através do movimento, maneiras de expressão e contato consigo mesmo e com o grupo.
Acredita-se que a capacidade para dançar de cada indivíduo se define mais por sua presença, sua escuta aos outros e à atmosfera do ambiente criada pelo grupo do que por suas qualidades técnicas e habilidades físicas.
Em nossa metodologia utilizamos:
- dança educativa moderna (Rudolf Laban)
- Técnicas de Contato-improvisação;
- Jogos de improvisação (danceAbility);
- Exercícios de relaxamento, alongamento e fortalecimento;
- Sequencias coreográficas;
- Atividades de apreciação
Toda dança, basicamente, dá forma ao movimento e, por isso, pode ser considerada uma forma de manifestação artística. A dança como arte é um caminho para criar e compartilhar o modo como nós reagimos ao mundo que nos circunda.
Oficina de Teatro
A oficina é um espaço para os “atores com deficiência” expressarem sua criatividade e subjetividade. Assim a proposta é trabalhar a singularidade de cada aluno por meio da expressão corporal, verbal, vocal e musical, alem de estudos de gestos, da dramaticidade e ritmos sendo a produção cênico – musical o resultado que nascerá das experiências compartilhadas por todos. O foco inicial é de utilizar a linguagem teatral como ferramenta, para que todos pudessem experimentar e ampliar formas de expressar-se, dando formas às sensações, produzindo movimentos corporais e vocais por meio dos exercícios cênicos alem de produzirmos uma montagem que pudéssemos circular.
A oficina de teatro baseia-se na técnica do Teatro do Oprimido e nos jogos teatrais de Viola Spolin, provocando os sujeitos a se apropriarem de sua potência criativa e conduzindo à redescoberta de si mesmos e de outras possibilidades de reinserção social.
Oficina de Produção
A oficina promove a curiosidade e interesse por parte dos jovens e adultos com deficiência pela arte, mostrando que eles podem traduzir o que sentem através das peças que criarão, desenvolvendo suas habilidades e talentos, aguçando sua criatividade, pois o trabalho manual necessita de um estímulo vigoroso e pertinaz para se desenvolver. Explorar práticas de pintura, desenho, colagem e outras linguagens do criar utilizando diferentes materiais, os participantes podem desenvolver produtos artísticos por meio da livre escolha, ou seja, buscando autonomia sobre a criação de sua obra. A oficina tem como objetivo principal de atiçar a criatividade e a habilidade dos jovens e adultos com disfunção neuro-motora, tornando-os capazes de produzir objetos com as próprias mãos.
Oficina de Música
Nesta oficina a música, o movimento e a linguagem são apresentas de forma lúdica e dinâmica, de tal maneira que os alunos se sintam motivados para executar as atividades propostas pelo educador.
Alguns ritmos facilitam a funcionalidade dos jovens e adultos que apresentam dificuldades neuro-motoras e são também importantes para desencadear o desenvolvimento destas áreas.
O Jogo Musical lúdico e prazeroso impulsionará os alunos a falar, cantar, tocar e se movimentar e servirão para estimular e aprimorar o desenvolvimento psico motor, estimular a percepção auditiva, sensorial e visual e a ampliação e o desenvolvimento da linguagem oral e gestual.
Oficina de Culinária
As aulas de culinária, por mais que parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem. È impossível não se encantar pelo aroma dos temperos, o colorido dos legumes e a magia de ajudar a preparar os alimentos. Mas os benefícios vão além do cheirinho bom e do apetite aguçado. As aulas tornam-se uma ferramenta no aperfeiçoamento das habilidades sociais, no convívio e no aprendizado de outras disciplinas..Um dos maiores aprendizados decorrentes de uma aula de culinária para crianças é descobrir a origem dos alimentos. Saber que o leite não vem da caixinha e que legumes e verduras crescem na terra, sob sol e chuva, pode despertar a consciência ambiental das crianças, bem como valorizar mais a preferência por alimentos naturais.
Relacionamos alguns objetivos desta atividade:
* Apreciar a arte da culinária, participando na preparação de seus próprios alimentos.
* Descobertas sobre a culinária, através de histórias.
* Explorar os utensílios que são utilizados na preparação dos alimentos.
* Identificar alguns ingredientes utilizados nos preparos dos alimentos.
* Verificar as quantidades de ingredientes necessárias
* Visualizar livros, revistas e jornais com receitas.
* Conscientizar da importância de manter uma boa higiene durante o preparo dos alimentos.

Local de Realização das Oficinas
Clube Escola Mané Garrincha
Rua Pedro de Toledo, 1651, Ibirapuera, São Paulo, SP, CEP04039-034
(11) 3396-6495
Clube Ipê
Rua Ipê, 103, Ibirapuera, São Paulo - SP, CEP04022-005
(11) 5574-7255
